MIGRAÇÃO DA REDE TDT
17-AGO-2020
Já antes divulgado, este processo irá agora afectar a nossa região, pelo que publicamos novamente, agora com as datas que dizem respeito aos retransmissores mais próximos.
UMA INFORMAÇÃO DA AUTORIDADE NACIONAL DE COMUNICAÇÕES, RELATIVO AO PROCESSO DE MIGRAÇÃO DA REDE TDT
A ANACOM informa que o processo da rede de Televisão Digital Terrestre (TDT), que disponibiliza a televisão gratuita (a qual inclui os canais RTP1, RTP2, RTP3, RTP Memória, SIC, TVI e ARTV) irá ser retomado, uma vez que estão reunidas as condições para levantar a suspensão decorrente dos constrangimentos associados à pandemia da COVID-19.
O processo de migração, que abrange a área de concelhos da Comunidade Intermunicipal do Oeste será retomado no dia 24 de agosto com a ressintonia do emissor de Montejunto.
NAS CALDAS DA RAINHA – 26 DE AGOSTO 2020
CANAL ACTUAL:56
CANAL FUTURO:35
» A ANACOM tem no seu sítio na internet o folheto explicativo em formato digital (https://online.fliphtml5.com/rchw/haqd/) e um vídeo que explica todo o processo (https://www.youtube.com/embed/9fESWKW1tig?rel=0&autoplay=1).
Numa 1ª fase, o processo decorrerá durante cerca de uma semana, concluindo-se esta fase com a ressintonia do emissor instalado em Alcobaça, no dia 31 de agosto. Sofrerá depois um interregno de cerca de 3 meses e será retomado no dia 4 de dezembro com a ressintonia do emissor de Torres Vedras, concluindo-se o processo com a ressintonia do emissor de Alenquer no dia 7 de dezembro.
Os trabalhos de ressintonia dos emissores têm início de manhã, entre as 9 e as 10 h da manhã, sendo que, enquanto decorrem os trabalhos de ressintonia (que demoram entre 4 a 6 horas), será colocado em funcionamento um emissor portátil, na frequência atual de funcionamento do emissor a ressintonizar, por forma a que a população continue a ter acesso ao serviço.
Quando os trabalhos de ressintonia do emissor terminarem, este emissor é ligado na nova frequência, e o emissor portátil é desligado.
Será neste momento que, para a população ter acesso ao serviço, terá de efetuar uma nova sintonia do televisor ou descodificador na nova frequência em que o emissor está a emitir.
Note-se que haverá um período de interrupção do serviço, muito curto (inferior a um minuto), quando se desligar o emissor a ressintonizar e colocar em funcionamento o emissor portátil. Contudo, como o emissor portátil irá emitir na frequência atual, a imagem voltará a aparecer na televisão sem que seja necessário efetuar qualquer operação.
Após os trabalhos de ressintonia e quando se desligar o emissor portátil, aí sim, terá que se proceder à sintonia dos recetores, pois as emissões de televisão passaram a efetuar-se numa nova frequência e é essa frequência que terá de ser sintonizada nos recetores.
Para ajudar a população neste processo, a ANACOM criou uma linha telefónica de apoio gratuita (800 102 002), que funciona todos os dias entre 9h e as 22h, para dar informação e ajudar a fazer a sintonia dos televisores à distância.
Caso as pessoas não consigam fazer a sintonia com o auxílio dos operadores da linha telefónica, nem com o auxílio de técnicos da ANACOM que formarão, por assim dizer, uma segunda linha de apoio mais técnico, então está prevista a possibilidade de as equipas no terreno da ANACOM, se deslocarem à residência destas pessoas, que precisam de um apoio mais direto, para procederem à ressintonia dos recetores.