Furto do Brasão da Rainha do Cemitério Velho de Tornada

28-DEZ-2020

Na noite de 26 para 27 de Novembro de 2020 foi retirado por desconhecidos o Padrão existente no Cemitério Velho de Tornada. Este padrão estava encastrado no cimo de um dos muros do cemitério que confina com a Rua dos Arneiros.

É um monumento contemporâneo dos tempos régios e um símbolo evocativo da passagem da Rainha D. Leonor, designado então como Brasão (ou Coroa) da Rainha.

Tem um valor incalculável dado o seu significado histórico e evocativo de uma época gloriosa para Portugal e, em particular, para a população da Freguesia de Tornada. Apesar de passar quase despercebido para a maioria das pessoas, não foi para o autor ou autores deste atentado ao património histórico desta Freguesia.

Esta informação chegou ao conhecimento do Presidente da União das Freguesias de Tornada e Salir do Porto no dia 27 de Novembro de 2020 tendo sido imediatamente verificada.

Foram tomadas todas as diligências necessárias e foi reportada a ocorrência ao Destacamento Territorial de Caldas da Rainha da Guarda Nacional Republicana.

Apela-se também aos fregueses que, caso tenham alguma informação pertinente, a façam chegar à Sede da União das Freguesias de Tornada e Salir do Porto.

  • Partilhar