Alertas da Guarda Nacional Republicana
24-MAR-2020

A GNR alerta:
"Se lhe baterem à porta para fazer um rastreio ao #COVID19 ou #CoronaVírus, ou oferecer serviços de telecomunicações, desconfie e contacte a GNR.
Idosos, que vivem em zonas isoladas, são o principal alvo deste tipo de burla, com o objetivo de furtar ou roubar as poupanças de uma vida.
Os métodos utilizados passam por, de forma credível, bater à porta das vítimas fazendo crer que, no âmbito da situação vivida no nosso país, são profissionais de saúde e que pretendem rastrear os idosos quanto ao COVID-19 ou, noutros casos, a dar conta da oferta de serviços de telecomunicações. Em ambos os casos, os idosos acabam por ser vítimas de furto. Neste sentido, alertamos que nem os profissionais de saúde, nem os funcionários das operadoras de telecomunicações se dirigem a casa dos cidadãos.
Ajude-nos a partilhar esta informação! Ao partilhar está a ajudar a proteger de burlas e fraudes aqueles que são mais vulneráveis."
A GNR informa ainda acerca da sua linha de apoio dedicada ao Covid-19:
"A pensar em si, a GNR criou uma linha de atendimento ao cidadão para questões relacionadas com o #CoronaVírus, dando prioridade aos meios digitais.
Para ver a sua questão esclarecida, basta que envie uma mensagem de correio eletrónico para: covid19@gnr.pt
Relembramos ainda que pode encontrar o contacto do Posto da GNR mais próximo à sua área de residência em: https://www.gnr.pt/contactos.aspx
#JuntosVamosConseguir parar o #Covid19!
Além disso, reiteramos a nossa disponibilidade para receber da vossa parte, sinalizações de Idosos que residam sozinhos, isolados ou em condições vulneráveis para que sejam registados nos nossos Censos Sénior e passem a ser acompanhados por nós por forma a serem sensibilizados para a prevenção destes ilícitos criminais."